Como escrever textos melhores no LinkedIn
Seja você um(a) dev iniciante ou um(a) profissional que está na área há mais tempo, usar as redes sociais é uma poderosa ferramenta para você se destacar no universo da tecnologia.
Dentre elas, o LinkedIn é uma das mais estratégicas por ser um canal corporativo, com foco nas interações profissionais e uma vitrine de carreira.
Nela seu currículo está disponível de forma organizada, suas conexões podem te fazer recomendações, você pode encontrar vagas, se conectar com devs enviando mensagens, entre muitas outras funcionalidades.
Mas como toda rede social, pra você ser notado e seu perfil chamar a atenção, é importante que você mantenha-o atualizado com certa frequência, criando publicações.
Isso é essencial para você se destacar profissionalmente, seja para chamar a atenção de recrutadores, engajar com a comunidade, buscar uma vaga e até mesmo prospectar clientes.
Se você já usa esse recurso e cria publicações e conteúdos no seu LinkedIn, ponto pra você! Se você ainda não utiliza, essa é uma soft skill (habilidade comportamental) que você pode começar a explorar.
Veja algumas sugestões de publicações que você pode fazer:
- O que você está estudando nesse momento;
- Um projeto (ou aplicação finalizada) adicionado ao seu portfólio;
- Um texto explicando como foi o desenvolvimento desse projeto;
- Um relato ou desafio da sua trajetória profissional;
- Comentar alguma notícia, tendência ou um blog post da área da tecnologia;
- Dar alguma dica técnica ou falar sobre alguma boa prática;
- Postar e celebrar suas conquistas;
- Indicar cursos, vídeos e dar contribuições pra comunidade sobre a área.
- E muito mais…
Então, agora que você já tem ideias do que publicar nessa rede social, separei algumas boas práticas de redação pra você escrever textos melhores e mais atrativos nessa rede:
1- Comece com uma headline:
O título da sua publicação é uma isca, ou seja, é a primeira frase do texto que o leitor vai bater o olho, por isso precisa ser interessante, criativa e chamativa. É importante que seja direta e curta (pra não ficar escondida no "...ver mais") e que ela já deixe claro qual é o assunto do post.
Ela pode ser uma pergunta, indicar uma lista, apresentar uma curiosidade, utilidade, uma novidade ou provocação.
2- Deixe seu texto escaneável:
Ninguém quer perder muito tempo lendo uma publicação, por isso, para reter a atenção é importante que você escreva parágrafos curtos e com uma sentença por vez. (Nada de blocos grandes e sem pausas). Estruturar suas ideias em tópicos e listas também pode ajudar a deixar a leitura mais fácil e dinâmica.
3- Escreva de forma simples:
Evite uso de linguagem rebuscada, exageros e excesso de detalhes que possam distrair da ideia central da sua publicação. Textos longos não são sinônimo de qualidade. Tente escrever de forma clara e objetiva para que alguém que não é da área também consiga entender o que você quer dizer.
4- Seja pessoal:
Procure escrever de forma natural e autêntica, isso ajuda na conexão e identificação. Além disso, escreva como se estivesse falando diretamente para uma pessoa e não com todo mundo ao mesmo tempo (afinal, cada leitor está lendo a mensagem sozinho).
5 - Não esqueça da CTA:
Finalize seu texto com uma CTA – "Call to action" - uma chamada para ação para levar o leitor a realizar alguma ação logo depois de ter visualizado seu conteúdo. Isso ajuda a gerar engajamento para a sua publicação e criar relacionamento com seus seguidores. Pode ser em formato de pergunta, questionando o que ele achou do conteúdo, pedindo uma opinião ou sugestão ou até sugerindo que ele curta ou compartilhe o post. O mais importante é direcionar a pessoa para uma só opção.
6- Use hashtags no final da sua publicação:
No LinkedIn as hashtags são rastreáveis e ajudam os usuários a descobrirem tópicos e interesses mais relevantes para eles. Portanto, usar essas palavras-chave que tenham relação com o conteúdo podem ajudar sua publicação a ter mais alcance e engajamento.
7- Revise antes de publicar:
Confira pontuações, palavras repetidas (para isso use sinônimos), analise se o texto está dentro das regras básicas de português e avalie se é essa mensagem que você quer passar. Afinal, tudo isso ajuda na sua credibilidade frente aos seus seguidores (e recrutadores, claro!)
Escrever é uma ótima forma de criar uma imagem profissional positiva, compartilhar conhecimento, ajudar outras pessoas e acelerar o desenvolvimento da sua carreira!
Criar publicações no LinkedIn e se posicionar profissionalmente nessa rede com certeza irá te levar para o próximo nível da sua carreira.
Aproveite as dicas e bora colocar a mão na massa!