A importância da comunicação assertiva para devs
Nem só de código é feita a rotina de uma pessoa desenvolvedora de software!
Além das habilidades técnicas, as chamadas hard skills, utilizamos também as soft skills que são aquelas ligadas ao comportamento e reações diante de situações no dia a dia.
Uma soft skill muita utilizada, não somente em um contexto profissional, é a comunicação. A forma que nos comunicamos tem o potencial de nos conectar com as pessoas ou de afastá-las. É por meio da comunicação que expressamos vontades, intenções e necessidades e por isso é fundamental ter clareza, objetividade e empatia nesse processo.
A comunicação é uma palavra derivada do termo latino “communicare”, que significa “partilhar, participar algo, tornar comum”. https://www.significados.com.br/comunicacao/.
O que está na nossa mente nem sempre é tão claro e óbvio para quem receberá a informação. Por isso, se comunicar bem requer intenção para que a mensagem compartilhada se torne o mais comum possível para as pessoas que participarão nessa troca.
Classificação da Comunicação
Uma maneira de classificar a comunicação é em passiva, agressiva e assertiva:
- A comunicação passiva é aquela em que evita-se confronto e a expressão de necessidades e sentimentos não acontece ou é indireta.
- Já a comunicação agressiva acontece ao expressar-se de forma violenta verbalmente, de forma hostil, trazendo intimidação para quem recebe a mensagem e/ou não considerando as necessidades das outras pessoas.
- E a comunicação assertiva é aquela que é firme, respeitosa, gentil e empática, que leva em consideração as necessidades dos envolvidos, inclusiva as suas próprias.
A Importância da Comunicação Assertiva
Muitas vezes, as pessoas desenvolvedoras de software são conhecidas por serem introvertidas, e isso não é um problema em si. Porém, em algumas situações, isso pode gerar problemas de comunicação, criando gargalos no processo e no desenvolvimento do time e da própria pessoa.
Em processos seletivos, por exemplo, o candidato é avaliado não somente por sua capacidade técnica, mas também por outros aspectos e habilidades usadas no cotidiano.
Principais benefícios da Comunicação Assertiva
- Uma equipe que se comunica assertivamente e tem sinergia costuma resolver problemas de maneira mais ágil, melhorando a produtividade.
- Uma comunicação assertiva contribui para a criação de bons relacionamentos e com isso a participação dos membros tende a aumentar, com contribuições significativas e agregando valor à entrega que está sendo feita.
- Outro ponto relevante é em relação a redução de conflitos. Quando a equipe está alinhada e tem a cultura de se comunicar assertivamente, é provável que haja mais entendimento, menos discordância e, quando existir, haverá confiança e liberdade para trazer a discussão para o grupo e definir qual caminho seguir.
Visibilidade e Progresso na Carreira
Outra coisa relevante é a visibilidade que a pessoa pode ter. Já dizia a frase atribuída a Sócrates: “Fale para que eu te veja”. Ao se dispor a manter os envolvidos atualizados sobre entregas importantes e, efetivamente, participar dos rituais, contribuindo, ajudando e expressando ideias, é mais provável que essa pessoa crie uma imagem de quem se importa, é proativa, colaborativa e realmente está presente e interessada no que está sendo feito e isso ajuda muito na progressão de carreira.
Aplicações Práticas da Comunicação
No dia a dia de uma pessoa que ocupa uma posição de nível júnior, é muito comum precisar de ajuda para entender algo, resolver algum bug ou para avançar em alguma entrega que está sob sua responsabilidade. A comunicação estará presente nesses momentos, e quanto mais assertiva ela for, mais ágil será a resolução.
Para outros níveis de senioridade, é a mesma coisa. Talvez não seja mais a necessidade de entender algo da linguagem, mas sim um entendimento melhor sobre uma regra de negócio ou sobre a estrutura do código no caso de uma pessoa desenvolvedora em uma posição de nível pleno. Talvez seja um sênior explicando algo para outros devs ou definindo junto com outras pessoas o que é possível fazer tecnicamente para atender a uma determinada demanda.
Podemos concluir
Que a comunicação está presente o tempo todo na nossa jornada e esses são somente alguns exemplos de situações em que precisaremos dela na rotina. Comunicar-se assertivamente é uma habilidade que traz bons resultados em todas as áreas da vida, contribui para o crescimento profissional, pessoal e fortalece as relações. No ambiente do trabalho, gera clareza, respeito mútuo, eficácia nas interações e cultivo de bons relacionamentos.
Pessoas desenvolvedoras de software que estão abertas a desenvolver essa habilidade constroem pontes, colaboram de maneira eficiente e podem receber mais oportunidades. É um investimento contínuo e que, com certeza, vale a pena!